Outros Tratamentos
Entre outros tratamentos do sistema digestivo que o Dr. Fabricio Coelho estão:
Refluxo gastroesofágico
Trata-se do retorno do conteúdo do estômago, causando dor e inflamação constante da parede do esôfago. O grau desta inflamação depende da acidez do estômago e da quantidade de ácido que entra em contato com a mucosa do esôfago. Seus sintomas são bastante desconfortáveis.
Megaesôfago
É a dilatação do esôfago, decorrente da acalasia e do não funcionamento desse músculo na parte terminal do esôfago, na entrada do estômago. Essa dilatação promove um represamento do alimento e saliva, gerando o alargamento na região. Seus sintomas incluem dificuldade para engolir.
Divertículo de Zenker
O divertículo faringoesofágico, ou divertículo de Zenker, trata-se de distúrbio do trato digestivo, uma patologia adquirida rara, que tem sua incidência aumentada com a idade.
Acomete mais o sexo masculino, entre pacientes maiores de 60 anos. Eles são inicialmente assintomáticos, até que o divertículo atinge um tamanho maior e começa a causar sintomas.
Estenose das vias biliares
A estenose (ou obstrução do ducto de passagem) de vias biliares pode ocorrer após a cirurgia de retirada da vesícula biliar (colecistectomia) devido ao fechamento cirúrgico por acidente do colédoco ou eventual lesão da um fina artéria que nutre o colédoco.
Caso a estenose seja menos severa, o paciente pode até não apresentar nenhum sintoma, sendo este problema identificado apenas em exames de imagem e de sangue.
Pancreatites
Se trata de uma inflamação grave do pâncreas que acontece quando as enzimas digestivas produzidas pelo próprio órgão são liberadas em seu interior.
Esse processo promove a destruição progressiva do pâncreas, levando ao aparecimento de sinais e sintomas como dor abdominal forte, enjoos e vômitos, febre e hipotensão.
Patologias do baço
As patologias do baço estão associadas a lesões ou aumento do tamanho do órgão. Entre as principais doenças associadas, temos:
- Ruptura do baço;
- Aumento da função do baço;
- Problemas no fígado;
- Doenças que promovem a inflamação.
Doença Diverticular dos cólons
A doença diverticular dos cólons (DDC) é consequência da herniação da mucosa do intestino grosso por entre as fibras musculares da parede intestinal. A incidência da DDC aumenta com a idade e raramente compromete pessoas abaixo dos 30 anos.
Megacólon
Trata-se da dilatação do intestino grosso. Ela vem acompanhada de dificuldade de eliminar fezes e gases, causada por lesões nas terminações do intestino.
Fissura anal
Nome dado a uma pequena ferida que surge no ânus, como uma espécie de corte. Ela acomete pessoas de qualquer idade e pode surgir após a evacuação de fezes duras ou volumosas.
Doença hemorroidária
A doença hemorroidária possui múltiplas causas. As alterações na circulação sanguínea dos vasos hemorroidários podem ser decorrentes de mudanças na consistência das fezes, esforço para evacuar, gravidez, trauma pelo uso de papel higiênico e até fatores congênitos.
Fístula perianal
Caracteriza-se por uma espécie de ferida. Ela se forma desde a última porção do intestino, até a pele do ânus, criando um túnel estreito, que provoca sintomas como dor, vermelhidão e sangramento pelo ânus.
Quer saber mais sobre nossos tratamentos? Entre em contato com o Dr. Fabricio Coelho!
Eletroporação de tumores pancreáticos
Inserção de agulhas compridas no abdômen do paciente, diretamente no tumor do pâncreas, com posteriores choques elétricos para a destruição das células doentes, prevenindo estruturas próximas ao órgão. O paciente experimenta uma melhora na qualidade de vida, com menos dor e efeitos colaterais que os procedimentos tradicionais.