Patologias do baço
O baço é um dos órgãos do sistema linfático que tem como função a defesa do organismo, além de atuar também na circulação do sangue.
Apresenta-se sob coloração vermelha-escura, com consistência mole e esponjosa e localiza-se na parte superior esquerda do abdômen, atrás do estômago e debaixo do diafragma.
Ele é revestido por uma cápsula fibrosa, onde encontram-se a polpa branca e a polpa vermelha.
- Polpa Branca: Responsável pela produção dos glóbulos brancos, que participam ativamente do sistema imunológico do organismo. Formada por tecidos linfóides.
- Polpa vermelha: Responsável pela filtragem de sangue e remoção de partículas estranhas e microorganismos. Formada por tecido sanguíneo.
Vale salientar que este órgão não é vital para o organismo. Em casos de doenças, ele pode ser retirado completamente. Quando isto acontece, outros órgãos podem desempenhar a função do baço.
Existem patologias que podem acometer este membro, que são causadas pelas mais variadas condições.
Aumento do baço (esplenomegalia)
Existem condições que levam ao aumento ou diminuição da produção de células sanguíneas. Isto geralmente resulta em um aumento do baço. Entre as condições mais comuns do problema estão a anemia, a artrite reumatoide, a anemia hemolítica, entre outras.
Problemas de fígado como a cirrose e obstrução das veias hepáticas também podem provocar aumento do órgão e levar ao surgimento de dores no lado esquerdo superior do abdômen.
Tratamento para o aumento do baço
O tratamento para o aumento do baço consiste na administração de antibióticos, suspensão de certos medicamentos ou substâncias tóxicas, além de outros tratamentos mais complexos.
Em casos mais graves, pode ser feita a cirurgia de remoção do baço, conhecida como esplenectomia. Geralmente, ela é feita por laparoscopia, com rápida recuperação se os cuidados forem seguidos.
Ruptura do baço
Apesar de algo raro, a ruptura do baço pode ocorrer devido a acidentes, como consequência da fratura de uma costela, o que leva a dor no local, tonturas, aumento do ritmo cardíaco, palidez e enjoo.
Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com o Dr. Fabrício Coelho!