Megacólon
O Megacólon é uma dilatação que ocorre no intestino grosso, acompanhada da dificuldade de eliminar gases e fezes. Como consequência, o órgão vai perdendo lentamente sua função, tornando a própria digestão mais demorada, e causado cada vez mais constipação.
Há casos em que pacientes ficam de 3 a 4 semanas sem evacuar, até ter a passagem das fezes completamente obstruída. No Brasil, a principal causa da doença é a Doença de Chagas, o hipotireoidismo, neuropatia diabética, deficiências no sangue e até mesmo cicatrizes intestinais.
Quais são os sintomas do Megacólon?
Trata-se de uma condição progressiva, com relatos iniciais de ausência de evacuação por dois ou três dias. Geralmente, essa condição é resolvida com laxantes. Contudo, a constipação intestinal pode se tornar mais intensa. E isto aumenta também o consumo de laxantes, cada vez mais fortes.
Em casos extremos, a passagem das fezes fica totalmente obstruída, com formação de bolo fecal ressecado, e grande volume no intestino, impedindo o mesmo de expulsar tal massa.
Outro sintoma possível é o refluxo de fezes do intestino para estômago e boca.
Como são tratados os quadros de Megacólon?
Como dito anteriormente, a constipação causada pela condição pode ser tratada paliativamente, com uso de laxantes. Contudo, isto não resolve o problema diretamente. Ele apenas auxilia no alívio das dores.
Dessa forma, em casos brandos da doença, o tratamento é feito através de corticoide e terapia intensiva. Porém, caso o paciente tenha complicações mais severas, a cirurgia deve ser realizada com urgência.
Dependendo da extensão do problema, é possível preservar ou não parte do intestino grosso e reto do paciente. Quando a cirurgia é realizada de forma efetiva, são maiores as chances de preservar o fluxo natural das fezes, sem necessitar, por exemplo, de bolsa de colostomia.
Dúvidas sobre o assunto? Você pode entrar em contato comigo!