Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Doença hemorroidária

Você já ouviu falar sobre a doença hemorroidária?

Antes de partirmos para a explicação, precisamos ter uma noção da estruturas que compõe a região anal. Mamilos hemorroidários são estruturas presentes na porção distal do reto e no segmento externo do canal anal.

Quando essas estruturas inflamam, aumentam ou exteriorizam, elas produzem sintomas como dor, caracterizando a doença hemorroidária.

Quais são os sintomas e sinais?

A doença, na verdade, possui múltiplas causas. E muitas teorias são propostas para tentar explicar a real causa da doença. 

Entre as principais estão a dificuldade do esvaziamento vascular na evacuação, deficiência na fixação da musculatura para manter as veias do canal anal, predisposição genética e aumento da pressão do canal anal com esforços.

Como dito, a doença resulta de uma combinação e somatória de vários fatores.

Os sinais mais comuns são:

  • Sangramento;
  • Exsudação perianal;
  • Prurido (coceira);
  • Prolapso (protrusão).

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através de análise do histórico clínico e também com exames proctológicos que incluem inspeção da região perianal, toque real e anuscopia. Pode ser feita ainda a colonoscopia, para afastar outras causas de sangramento na região (como pólipos e doenças inflamatórias intestinais).

Qual o tratamento para a doença hemorroidária?

Os tratamentos para a condição incluem pomadas e supositórios, tratamentos ambulatoriais (ligadura elástica e escleroterapia), além de medidas como hábitos intestinais saudáveis e o não uso de papel higiênico.

Em casos de tratamentos cirúrgicos, são utilizadas técnicas que, de forma geral, promovam a ressecção dos mamilos hemorroidários, com o emprego de aparelhos, como:

  • Dopplers, para ligaduras da artéria retal e veias hemorroidárias;
  • Grampeadores, com a finalidade de ressecção da mucosa retal e reposicionamento dos mamilos hemorroidários.

Dessa forma, o tratamento para a condição envolve medidas simples, como mudanças de hábitos, até uso de medicamentos e tratamentos cirúrgicos.

Dúvidas sobre o assunto? Me manda uma mensagem!

Blog e Notícias

Postado em: 30/04/2024

A doença inflamatória intestinal (DII), que inclui a colite ulcerativa e...

Postado em: 30/04/2024

A Pancreatite Aguda Necro-hemorrágica é uma forma de pancreatite aguda...

Postado em: 30/04/2024

A realização de um Transplante de Fígado representa uma nova esperança...