Cirrose hepática
Para entendermos a cirrose hepática precisamos primeiramente compreender a função e importância do fígado no nosso corpo.
De forma geral, trata-se de um órgão fundamental para o equilíbrio de todos os outros órgãos que fazem parte do corpo humano, pois ele mantém o organismo funcionando adequadamente.
Suas funções incluem a produção de agentes imunológicos (para controle de infecções), remoção de germes e bactérias da circulação, além de neutralização das toxinas do sangue. Sem o fígado, o corpo humano não funciona!
Mas afinal, o que é cirrose hepática?
A cirrose hepática trata-se de uma inflamação crônica do fígado, tornando o órgão inútil ao longo do tempo, até sua falência completa. O tecido que compõe o fígado torna-se fibroso, deixando de realizar as tarefas anteriormente citadas.
De modo geral, ela costuma ser silenciosa. Mesmo que o órgão sofra muitas agressões ao longo dos anos, ele não demonstra sintomas. Isto tem impacto direto no diagnóstico do problema, detectando a doença em fase avançada.
O problema não tem cura e não pode ser revertido.
Quais são os principais sintomas da cirrose hepática?
Como dito anteriormente, a cirrose não causa sintomas em fases iniciais. Contudo, com o agravamento das lesões, podem surgir sintomas como:
- Cansaço excessivo;
- Perda de peso;
- Manchas vermelhas na pele;
- Perda de apetite.
Em casos muito avançados da doença, observa-se ainda barriga muito inchada, fezes com cor branca e olhos e pele amarelados (icterícia). Aos primeiros sinais de doença, deve-se imediatamente buscar um médico especialista.
Quais são as causas da cirrose hepática?
São várias as causas para o problema. Elas incluem o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, distúrbios do próprio metabolismo do paciente (doença de Wilson, por exemplo), fígado com excesso de gordura e uso de alguns medicamentos que podem provocar inflamação hepática.
O tratamento inclui o transplante do órgão (em casos graves), medicamentos e mudança de estilo de vida (suspensão de bebidas alcoólicas).
Quer saber mais informações sobre a cirrose hepática? Entre em contato conosco!