Cistos hepáticos
Os cistos hepáticos, em sua maioria, são detectados acidentalmente por exames como a ultrassonografia, e não apresentam sintomas, o que torna ainda mais difícil seu diagnóstico.
Apesar de, na maioria das vezes, não ser grave, contudo, existem casos que ele pode ser, sim, perigoso, especialmente se ele aumenta de tamanho ao longo do tempo.
Embora não seja sempre necessário tratamento, é importante que o indivíduo realize exames de rotina regulares, para acompanhar o seu tamanho ao longo do tempo.
Mas afinal, o que são cistos hepáticos?
Os cistos hepáticos apresentam a condição de bolhas, preenchidas por líquido, ocorrendo em todas as partes do fígado. Seu aparecimento está ligado a formações congênitas ou desenvolve-se ao longo do tempo.
Seu desenvolvimento costuma ser bastante lento.
Tipos de cistos hepáticos
Existem, atualmente, 3 tipos de cistos hepáticos. Vamos entender melhor cada um deles.
Cisto hidático
Seu aparecimento está ligado a um parasita. Seu modo de entrada é pela ingestão de água e alimentos contaminados. Assim que entram, alojam-se no fígado. Quando se desenvolvem, aparecem na forma de cistos. Seus sintomas incluem dores no lado direito do abdômen, além de inchaço.
Cisto simples
Trata-se da forma mais comum dos cistos hepáticos. Seu tamanho é muito pequeno, geralmente inferior a 5 cm. De maneira geral, não apresenta sintomas e nem complicações, sendo o tratamento opcional ou não necessário.
Cisto neoplásico
É a forma mais rara. Pode ter características benignas (cistoadenoma) ou malignas (cistoadenocarcinoma).
Costumam se manifestar em grande quantidade, com diâmetros que variam. De forma paralela ao cisto hidático, apresenta sintomas como dor no lado direito do abdômen, febre e sensação de fadiga.
Sua única forma de tratamento é a cirurgia.
Tratamento de cistos hepáticos
O tratamento dos cistos hepáticos vai depender do tipo da lesão (acima informadas). A ecografia é um dos exames mais usados. Ela permite informações valiosas, como a localização, tamanho e formato (cístico ou sólido).
Dúvidas sobre a manifestação de cistos hepáticos? Converse com a equipe do Dr. Fabricio Coelho!