Cálculos das vias biliares
A via biliar é a estrutura responsável por levar a bile do fígado e vesícula biliar para o intestino delgado.
A bile é um líquido extremamente importante. Ela é responsável por digerir parte das gorduras do nosso corpo e se encontra armazenada na vesícula biliar.
Quando há um desequilíbrio no nível de algumas substâncias presentes na bile, ocorre a formação de pedras (cristalizações do colesterol). O bloqueio das vias biliares impede o fígado e vesícula biliar de expelir a bile. Isto leva a sintomas como dores fortes no lado direito do abdômen e pele amarelada (icterícia).
Como é feito o diagnóstico do cálculo das vias biliares?
Durante a consulta, o médico responsável fará perguntas sobre o estilo de vida do paciente e solicitará exames para confirmar o diagnóstico. Alguns deles, são:
- A tomografia computadorizada;
- Ressonância magnética das vias biliares;
- Ultrassom completo do abdômen.
Os efeitos desta condição costumam durar enquanto as cristalizações estiverem presentes nas vias biliares. Pequenas pedras podem migrar para o intestino, espontaneamente. Contudo, as maiores costumam permanecer e só saem com alguma intervenção externa.
Como é o tratamento do cálculo das vias biliares?
Os tratamentos dos cálculos das vias biliares incluem cirurgia (aberta ou minimamente invasiva), medicamentos para a dissolução ou ainda a remoção de cálculos através da CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica).
A cirurgia minimamente invasiva é um dos grandes avanços para o tratamento do cálculo das vias biliares. Ela é feita através de pequenas incisões na barriga, com a introdução de um tubo de metal fino, contendo uma câmera leve e pequena.
Existem complicações associadas à cirurgia. Se algumas pedras ficarem ainda alojadas na saída do pâncreas, podem levar a quadros de pancreatite aguda. Os cálculos que se movem para o canal principal, obstruindo a passagem, causam icterícia e infecções na bile, condição conhecida como colangite.
Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com o Dr. Fabricio Coelho!