Cálculos da vesícula biliar
O cálculo na vesícula biliar é um problema que se caracteriza pela formação de “pedras” na vesícula biliar. Trata-se de um órgão localizado no lobo inferior direito do nosso fígado, onde a bile se concentra.
A bile é um líquido produzido pelo fígado, que consiste na mistura de várias substâncias. Uma delas, é o colesterol, que inclusive, é responsável pela maioria dos casos de cálculos da vesícula biliar.
Quando esses cálculos alojam-se na vesícula biliar, não causam sintomas. Contudo, eles podem bloquear o fluxo da bile para o intestino.
Essa ação leva a sintomas como cólica, dor intensa do lado direito superior do abdômen e nas costas.
Quais são as causas da formação de cálculos na vesícula biliar?
Existem, na verdade, muitos fatores que podem, de forma geral, alterar a composição da bile e levar a formação de cálculos. Contudo, não há um consenso médico final para as razões que levam ao surgimento de pedras na vesícula.
Níveis de colesterol muito alto ou solubilizantes (como o iodo) em alta quantidade levam ao desequilíbrio da bile, podendo levar a formação de cálculos.
Entre os principais fatores, estão:
- Obesidade;
- Nicotina;
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Predisposição genética;
- Uso prolongado de anticoncepcionais;
- Vida sedentária.
O diagnóstico de cálculos na vesícula biliar é feito através de exames de ultrassom.
Qual o tratamento indicado para os cálculos biliares?
O tratamento para a formação de cálculo na vesícula biliar é a cirurgia, conhecida como colecistectomia (cirurgia aberta).
Antes de qualquer coisa, é importante salientar: apenas o médico pode indicar ou não a necessidade de intervenção cirúrgica.
Com o avanço da medicina, a cirurgia pode ser realizada através da laparoscopia (feita com pequenas incisões na pele, ou seja, cirurgia minimamente invasiva).
Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com o Dr. Fabricio Coelho!