Tumores do fígado
Os tumores do fígado têm origem nas células que formam o fígado, sendo bastante agressivo. Ele pode ser de dois tipos: o primário (que tem início no próprio órgão) e o secundário (que tem origem em outro órgão e que, conforme o avanço da doença, atinge também o fígado).
Pessoas que têm gordura no fígado, que têm cirrose ou que usam anabolizantes, estão no grupo de risco para o desenvolvimento deste câncer. Geralmente, ele é identificado através de um exame de imagem do abdômen, como a tomografia ou ultrassom.
Dependendo da gravidade de cada caso e do tamanho, as chances de cura são maiores ou menores. O tratamento inclui cirurgia e quimioterapia.
Quais os principais sintomas de tumores do fígado?
São vários os sintomas que podem indicar a presença de tumor no fígado. Entre os mais comuns destacam-se:
- Barriga inchada;
- Enjoos constantes;
- Dor do lado direito do abdômen;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Icterícia (pele e olhos amarelados);
- Perda de apetite.
A maioria destes sintomas costuma surgir em estágios avançados da doença, diminuindo, e muito, as chances de cura. Fatores de risco como o excesso de álcool é apenas um requisito para que o indivíduo busque consultas regulares no hepatologista, para observar qualquer tipo de alteração que possa surgir.
Como é feito o tratamento para tumores do fígado?
Em praticamente todos os casos, o tratamento para tumores do fígado é feito com cirurgia, com remoção de todo o local afetado. Podem ser feitas também terapias adicionais, como quimioterapia e radioterapia, antes mesmo da cirurgia, para diminuir o tamanho do câncer e facilitar sua remoção.
Dúvidas? Entre em contato com o Dr. Fabrício Coelho!