Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Câncer Anal

Também chamado de câncer do ânus, o câncer anal é um tipo raro. Caracteriza-se por sintomas como sangramento e dor na região, principalmente durante a evacuação. Quando aparece, costuma atingir pessoas com mais de 50 anos que praticam sexo anal, ou que estão infectados pelo vírus HPV e do HIV.

Quais são os seus principais sintomas?

Em suma, seu principal sintoma é a presença de sangue vivo nas fezes e a dor anal durante a evacuação. Em muitos dos casos, estes sintomas são associados a hemorróidas. Outros sintomas associados são:

  • Coceira no ânus;
  • Incontinência Fecal;
  • Presença de nódulo ou massa no ânus;
  • Aumento dos gânglios linfáticos;
  • Inchaço na região anal;
  • Alterações no trânsito intestinal.

Lembrando que este tipo de câncer é mais comum em pessoas com HPV, as que fazem uso de medicamentos que diminuam a atividade imune, possuam mútiplos parceiros sexuais e praticam sexo anal.

Dessa forma, caso a pessoa se enquadre em algum desses grupos, é importante sempre o acompanhamento médico para avaliações de rotina!

Como é feito o diagnóstico do câncer anal?

A princípio, o diagnóstico do câncer de ânus é feito por meio da avaliação dos sintomas descritos pela pessoa. Além disso, realizam-se exames, como o toque retal, a proctoscopia e a anuscopia. Eles podem ser dolorosos, dependendo das lesões que o tumor causou.

Assim, caso seja detectada uma alteração sugestiva de câncer, solicitam-se a realização de biópsias, para verificar se a alteração é benigna ou maligna. O médico pode ainda solicitar uma ressonância magnética para verificar a extensão do câncer.

Quais são os tratamentos para o câncer anal?

O tratamento para o câncer anal deve ser feito por um proctologista ou oncologista. Geralmente, realiza-se com uma combinação, seja por quimioterapia e radioterapia, durante cinco a seis semanas, não sendo necessário permanecer no hospital.

Em casos mais graves, onde é necessário retirar uma grande parte do intestino, o paciente pode fazer uma ostomia. Ela consiste em uma bolsa, que fica sobre a barriga e que recebe as fezes diariamente. 

Você ainda tem dúvidas sobre o câncer do intestino? Entre em contato com a equipe do Dr. Fabricio Coelho!

Blog e Notícias

Postado em: 30/04/2024

A doença inflamatória intestinal (DII), que inclui a colite ulcerativa e...

Postado em: 30/04/2024

A Pancreatite Aguda Necro-hemorrágica é uma forma de pancreatite aguda...

Postado em: 30/04/2024

A realização de um Transplante de Fígado representa uma nova esperança...