Você já ouviu falar da Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa?
Postado em: 05/12/2022
A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são duas doenças inflamatórias do intestino, que podem ser confundidas devido às suas semelhanças. Para saber diferencia-las, é importante conhecer seus sintomas e a forma como se manifestam.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esses problemas e o seu tratamento. Tenha uma boa leitura!
O que é a doença de Crohn?
A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal na qual pode ser afetado somente o intestino ou todo o trato digestivo, comprometendo a boca até o ânus. As inflamações se manifestam de maneira espaçada, podendo ter focos em várias regiões.
As lesões são profundas, atingindo todos os níveis dos tecidos, e são formadas fístulas entre uma estrutura e outra. O problema é mais comum antes dos 30 anos de idade e seus sintomas incluem:
- dor na porção inferior direita do intestino;
- constipação;
- distensão abdominal;
- diarreias (não tão frequentes quanto na retocolite ulcerativa).
O que é a retocolite ulcerativa?
A retocolite ulcerativa, por sua vez, é uma inflamação que pode atingir somente o intestino grosso e o reto. Ela afeta tecidos mais superficiais — conhecidos como mucosas —e as lesões se manifestam de forma contínua, sem espaçamento entre elas.
O problema é mais comum entre os 50 e 60 anos de idade e os principais sintomas incluem:
- dor na porção inferior esquerda do intestino;
- a presença de sangue nas fezes;
- diarreias frequentes;
- sensação de não ter evacuado o suficiente.
Como é o tratamento da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa?
A “DOENÇA DE CROHN E A RETOCOLITE ULCERATIVA” são doenças crônicas do intestino, não existindo uma cura permanente para esses quadros. É fundamental, porém, manter o acompanhamento médico para controlar seus sintomas.
Com a ajuda de um profissional, é possível ter um bom controle dos problemas e restaurar a qualidade de vida dos pacientes. Quando não são acompanhadas, a doença de Crohn e a retocolite interferem nas atividades diárias e podem prejudicar o trabalho e a vida social dos indivíduos.
O tratamento depende da intensidade das doenças, podendo envolver mudanças alimentares e suplementação para evitar a perda de vitaminas, por exemplo. Além disso, podem ser usados medicamentos como imunossupressores e corticoides, com o objetivo de bloquear as inflamações e cicatrizar as feridas já abertas.
Mesmo com essas doenças já controladas, é importante manter o acompanhamento e fazer consultas de rotina com seu médico. Assim, você evita a ocorrência de novas crises e garante o seu bem-estar.
A “DOENÇA DE CROHN E A RETOCOLITE ULCERATIVA” são doenças que podem ser muito incômodas e inconvenientes para os indivíduos, mas com um bom especialista seu dia a dia pode ser normal. Procure um médico de confiança, com quem você se sinta à vontade para conversar.
Espero ter te ajudado a saber mais sobre esses problemas intestinais. Se ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato e marcar um horário com o Dr. Fabrício.
Leia também:
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho DigestivoGraduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317