Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Transplante de Fígado em casos de Carcinoma Hepatocelular

Postado em: 02/10/2023

O carcinoma hepatocelular é o tipo mais comum de câncer de fígado primário. O Transplante de Fígado é um tratamento que pode ser indicado para alguns pacientes com essa condição.

Hoje vamos conversar sobre como funciona esse transplante, trazendo também algumas dicas de cuidados para antes e depois. Continue a leitura e saiba mais!

Carcinoma Hepatocelula

Quando o transplante de fígado pode ser indicado em casos de carcinoma hepatocelular?

O transplante de fígado não é indicado para o tratamento de todos os casos de carcinoma hepatocelular. Para saber se essa cirurgia é recomendada, é preciso contar com um médico qualificado, que considere particularidades de cada caso e de cada paciente. Você pode conversar com o profissional para tirar dúvidas sobre o assunto.

Como funciona o transplante de fígado para CHC?

O transplante de fígado para CHC é uma cirurgia que requer uma equipe de especialistas, incluindo cirurgiões, anestesistas, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. A operação geralmente dura de 6 a 8 horas. Após a cirurgia, o paciente precisará de cuidados intensivos por alguns dias.

Quais dicas de cuidados são importantes antes e depois do transplante de fígado para CHC?

Os cuidados antes e depois do transplante de fígado devem ser personalizados para cada paciente. A seguir, trouxemos algumas dicas gerais que podem ajudar, mas não deixe de conversar com seu médico sobre o assunto.

Dicas antes do transplante de fígado 

Algumas dicas para se preparar para o transplante incluem:

  • Tenha uma alimentação saudável e pratique exercícios regularmente. Uma dieta saudável e exercícios regulares podem ajudar a melhorar a saúde geral e reduzir o risco de complicações com o transplante;
  • Perca peso se estiver acima do peso. O excesso de peso pode aumentar o risco de complicações após o transplante;
  • Deixe de fumar. Fumar pode aumentar o risco de rejeição do fígado doado;
  • Converse com o médico para ter orientações sobre medicamentos a tomar ou a suspender;
  • Prepare-se fisicamente e emocionalmente para a cirurgia. O transplante de fígado é um procedimento major e pode exigir uma longa recuperação. É importante cuidar das condições físicas e emocionais para lidar com o estresse da cirurgia e da recuperação.

Dicas depois do transplante de fígado

As dicas para depois do transplante incluem:

  • Cuide do seu fígado. Evite álcool e drogas, e tenha uma alimentação saudável;
  • Faça exames regulares. É importante fazer exames regulares para monitorar a saúde do fígado e detectar precocemente qualquer problema;
  • Tome todos os medicamentos conforme prescrito. Os medicamentos prescritos são necessários para prevenir a rejeição do fígado doado;
  • Fique atento aos sinais de rejeição. Os sinais de rejeição incluem febre, dor abdominal, náusea e vômito;
  • Cuide do seu emocional. Busque formas de laser e conte com ajuda, como de um psicólogo e de um grupo, por exemplo.

Antes e depois do Transplante de Fígado em casos de CHC, é importante ter ações e orientações personalizadas para cada caso. Se tiver qualquer dúvida, não deixe de conversar com o médico. 

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para obter informações sobre o Dr. Fabrício, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

CIRURGIA PARA TRATAMENTO DE HÉRNIA DE HIATO: COMO É FEITA?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317