Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Quem retira o baço tem vida normal?

Postado em: 10/08/2022

O baço é um órgão localizado na parte inferior da caixa torácica, do lado esquerdo do corpo. Ele produz os linfócitos e outras células do sistema imunológico que atuam no combate das infecções, além disso, armazena as células saudáveis do sangue ​​e filtra as células sanguíneas danificadas, bactérias, e outros resíduos celulares.

quem-retira-o-baco-tem-vida-normal

A cirurgia do baço, também chamada de Esplenectomia, é realizada retirando parte ou todo a glândula do paciente. É indicada em casos específicos de doenças do sangue ou nesse órgão, tais como: 

♦️ Câncer no baço;⠀
♦️ Infecções com abscesso no baço;⠀
♦️ Púrpura trombocitopênica idiopática, que leva à queda nos níveis das plaquetas, aumentando riscos de sangramentos;⠀
♦️ Púrpura trombocitopênica idiopática;⠀
♦️ Esferocitose hereditária;⠀
♦️ Anemia hemolítica;⠀
♦️ Mielofibrose;⠀
♦️ Ruptura espontânea do baço, em alguns casos de leucemia;⠀
♦️ Linfomas.⠀

A técnica escolhida para a realização da esplenectomia depende do tamanho do baço, sendo que, normalmente, é por via laparoscópica, por ser menos invasiva. O pós-operatório da esplenectomia laparoscópica é mais tranquilo, pois gera menos dor, cicatrizes menores e uma recuperação mais rápida.

De modo geral, uma pessoa sem o baço pode levar uma vida normal, mas precisa seguir rigorosamente as orientações médicas para se manter longe de infecções.

Está buscando a ajuda de um especialista? Agende uma consulta com o Dr. Fabrício Coelho, cirurgião do aparelho digestivo.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

    Ao clicar no botão “enviar”, eu concordo com a Política de privacidade

    INFORMAÇÕES DO AUTOR:

    Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo

    Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
    CRM-SP 104.317