Quando procurar um cirurgião do aparelho digestivo?
Postado em: 13/09/2021
O aparelho digestivo tem a função de extrair dos alimentos aquilo que precisamos para viver.
Portanto, todos aqueles nutrientes que nos fornecem energia para realização de atividades voluntárias (como caminhar, se movimentar e falar) ou involuntárias (como respirar, manter os batimentos cardíacos e realizar a regeneração celular).
Ou seja, um problema no aparelho digestivo é algo muito grave!
Nesse sentido, a maioria das pessoas não sabem ao certo quando procurar um cirurgião do aparelho digestivo, é por isso que vamos falar sobre isso neste texto!
O que é o aparelho digestivo?
O aparelho digestivo é composto por vários órgãos, entre eles:
- A boca;
- Faringe;
- Esôfago;
- Estômago;
- Intestino delgado;
- Intestino grosso;
- Glândulas salivares
- Fígado;
- Pâncreas;
- Vesícula biliar.
Acontece que a intervenção de um cirurgião do aparelho digestivo não ocorre de maneira indiscriminada em todos esses órgãos.
Ou seja, neste conteúdo vamos falar das principais cirurgias do aparelho digestivo, as quais ocorrem nos seguintes órgãos:
- Fígado;
- Pâncreas;
- Vias Biliares.
Vamos começar falando da Cirurgia no fígado?
Cirurgia do Fígado
O fígado é como um grande “filtro” para nosso corpo. Ele é responsável por filtrar o sangue e o plasma sanguíneo, ajudando na digestão de proteínas e lipídeos, bem como destruindo células que o organismo não mais precisa.
Com essa breve explicação você já pode perceber quão sério é um problema no fígado, não é mesmo?
As principais causas que demandam a intervenção de um cirurgião do aparelho digestivo no fígado são os tumores, os quais podem ser malignos ou benignos.
Além disso, há casos mais graves que podem exigir o transplante de fígado. É algo comum em pacientes que experimentam cirrose avançada, por exemplo.
Cirurgia do Pâncreas
Entre as principais funções do pâncreas, podemos citar a produção de insulina e de enzimas importantíssimas para a digestão.
Problemas no pâncreas repercutem em todo nosso organismo.
E a cirurgia no pâncreas pode ocorrer pelos mais variados motivos, o mais comum deles é a existência de tumores.
A depender da gravidade do caso, esse tipo de cirurgia pode se destinar a curar o paciente ou ser apenas paliativa.
Nos casos de cirurgia paliativa, o alívio de sintomas, a prevenção de complicações e a qualidade de vida do paciente são os principais objetivos!
Cirurgia das Vias Biliares
A vesícula biliar tem como função armazenar a bile, a qual é produzida pelo fígado e serve para auxiliar na digestão de alimentos.
Tumores e as pedras na vesícula são os principais problemas que podem acometer esse órgão e ensejar a intervenção de um cirurgião do aparelho digestivo.
Isso porque problemas na vesícula biliar podem ocasionar problemas em outros órgãos, como inflamação no pâncreas, de modo a desencadear um “efeito dominó” no nosso organismo.
Em alguns casos a cirurgia realizará a retirada da vesícula biliar, a chamada colecistectomia.
Agora você já sabe quando procurar um cirurgião do aparelho digestivo
Se ficou com alguma dúvida ou possui algum dos problemas apontados acima, entre em contato conosco!
O Dr. Fabricio Coelho é especialista em Cirurgia do aparelho digestivo e sua clínica, o instituto de laparoscopia e robótica, é especializado em cirurgias minimamente invasivas.
De modo a realmente cuidar da saúde do paciente, de forma moderna e responsável!
Agende já sua consulta!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho DigestivoGraduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317