Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Quais os cuidados após retirar a vesícula biliar?

Postado em: 12/09/2022

A retirada da vesícula biliar — ou colecistectomia — é um procedimento comum, necessário quando essa estrutura é obstruída ou sofre algum tipo de inflamação. Os pacientes que devem passar por esse procedimento costumam ter muitas dúvidas sobre a vida após a cirurgia, então no texto de hoje vamos falar dos cuidados essenciais depois de retirar a vesícula biliar. Confira!

Quais os cuidados após retirar a vesícula biliar?

O que é a vesícula biliar e quando ela precisa ser retirada?

A vesícula biliar é uma bolsa responsável pelo armazenamento e pela liberação da bile — uma substância que é produzida pelo fígado para a digestão dos alimentos. Essa vesícula pode ser acometida por pólipos, cálculos (pedras) e outras inflamações, devendo ser removida, quando isso acontece, para evitar complicações.

Os problemas nessa estrutura podem causar dores intensas e, se não forem eliminados, outros danos ao organismo podem surgir. Assim, a colecistectomia é indicada para assegurar a qualidade de vida e a segurança do paciente, podendo ser realizada com uma técnica minimamente invasiva — que é ainda mais eficaz.

Como o corpo funciona depois da retirada da vesícula biliar?

Com a retirada da vesícula biliar, o fígado e o intestino passam a ser interligados — o que é feito durante a própria colecistectomia — e a bile continua a ser produzida e liberada normalmente. A diferença é que, a partir de então, essa substância não será mais armazenada em uma bolsa, se direcionando diretamente ao intestino após a sua produção.

O processo digestivo precisará se adaptar a essa mudança. Com o passar do tempo, porém, o canal criado entre o fígado e o intestino começará a formar um outro tipo de bolsa para a bile, de modo que a digestão será bem semelhante ao que era antes da operação.

Para alguns pacientes, no entanto, esse processo pode continuar sendo mais difícil. Os cuidados a serem tomados após a operação, portanto, podem ser temporários para alguns indivíduos, ou ser permanentes para outros, de acordo com as particularidades de cada um. 

Quais cuidados devem ser tomados depois da retirada da vesícula biliar?

Logo após a colecistectomia, os cuidados do pós-operatório incluem:

  • cuidar bem do curativo;
  • fazer repouso e evitar atividades intensas, mas fazer pequenas caminhadas em casa para contribuir para a recuperação;
  • cuidar bem da alimentação até que a digestão esteja adaptada.

É esse último cuidado que pode ser estendido a longo prazo, conforme as demandas do paciente. Se seu organismo continuar com dificuldades para o processo digestivo, ele deverá seguir evitando o excesso de alimentos gordurosos, carnes vermelhas, leite integral, bebidas alcoólicas, doces e produtos industrializados de maneira geral.

O seu cardápio deverá priorizar frutas, verduras, legumes, carnes magras, grãos integrais e sucos naturais, por exemplo. Quando esses limites do corpo não são respeitados, as consequências são o aumento de gases e desconforto abdominal, podendo incluir diarreia também.

De uma forma geral, a vida do paciente que fez a colecistectomia pode voltar ao normal pouco depois da operação. É importante conferir as orientações do seu médico, porém, para garantir a sua qualidade de vida e bem-estar.

Espero que tenha gostado de saber mais sobre os cuidados necessários após a retirada da vesícula biliar. Se ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, agende uma consulta com o Dr. Fabrício Coelho e venha conversar!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317