Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Por que precisamos de um Especialista Gastroenterologista?

Postado em: 23/01/2023

Você já se consultou com um Especialista Gastroenterologista? É muito importante saber o que faz esse profissional e quando devemos procurá-lo, seja para evitar ou tratar complicações no trato digestivo.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre o trabalho desse especialista, sua importância e as doenças que pode tratar. Tenha uma boa leitura!

O que faz um Especialista Gastroenterologista?

O “ESPECIALISTA GASTROENTEROLOGISTA” é o profissional da Medicina que se especializou no trato digestivo, compreendendo as estruturas da boca, do esôfago, do estômago, do pâncreas, dos intestinos e do reto, por exemplo. Depois de se graduar em medicina geral, esse médico passou ao menos dois anos estudando essa área de atuação, aprendendo a fazer a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de problemas.

O gastroenterologista pode atuar na área clínica, na área de exames e na área de cirurgias, acompanhando quadros dos mais leves aos mais graves.

Do que trata um Especialista Gastroenterologista?

O gastroenterologista trata as mais diversas doenças do aparelho digestivo, sendo algumas mais famosas ou mais comuns entre os brasileiros. Alguns exemplos são:

  • a doença do refluxo gastroesofágico;
  • a gastrite;
  • as úlceras no trato digestivo;
  • as pedras na vesícula;
  • a Doença de Crohn;
  • a síndrome do intestino irritável;
  • a intolerância à lactose.

Quando procurar um Especialista Gastroenterologista?

É preciso procurar um Especialista Gastroenterologista ao identificar sintomas dessas complicações. Os sinais das doenças do trato digestivo podem ser bem semelhantes entre si, sendo ainda é mais importante contar com um profissional para fazer o diagnóstico e apontar o tratamento adequado.

Confira alguns dos sintomas aos quais você deve ter atenção:

  • azia e refluxo;
  • enjoos frequentes;
  • constipação ou diarreia frequente — ou mesmo muita alternância entre esses quadros;
  • presença de sangue nas fezes;
  • fezes muito alongadas ou afinadas;
  • inchaço ou distensão abdominal.

Qual a importância do Especialista Gastroenterologista?

O Especialista Gastroenterologista tem um papel fundamental nas nossas vidas. Ele faz diagnóstico de vários problemas e evita que eles se agravem, seja em quadros passageiros ou em casos de doenças crônicas — como a doença de Crohn.

Quando o caso já está grave, o médico faz as intervenções adequadas para restaurar a qualidade de vida do paciente. Ele ajuda a reduzir a ocorrência de crises e a controlar e aliviar os sintomas, seja por meio de medicamentos ou de cirurgia.

Com menos sintomas no dia a dia, é possível levar melhor nossas atividades e tarefas cotidianas. Não se acostume com os desconfortos sem tentar minimizá-los, pois existem alternativas para facilitar e melhorar sua rotina.

Muitas vezes desconsideramos os sintomas gastrointestinais, pensando que são passageiros ou que são simples efeitos de uma má alimentação. A verdade é que pode ser uma doença e, quanto antes ela for identificada, melhor.

Ao descobrir qual é o problema, será mais fácil, inclusive, adequar a nossa alimentação. Alguns alimentos aliviam, enquanto outros agravam certos sintomas, sendo importante fazer uma revisão alimentar com a ajuda do profissional.

Um bom gastroenterologista, por fim, também sabe identificar quando as causas dos incômodos estão ligadas ao emocional. O médico pode te direcionar a outros especialistas ou dar recomendações mais abrangentes para sua rotina, envolvendo cuidados com a saúde mental e física.

Agora você já sabe qual a importância e quando procurar um especialista gastroenterologista. Preste atenção ao seu corpo e não deixe de buscar ajuda diante dos sinais!

Espero que o conteúdo de hoje tenha te ajudado. O Dr. Fabrício é cirurgião do aparelho digestivo e está à disposição para tirar suas dúvidas e fazer uma avaliação. Se tiver percebido algum dos sintomas ou quiser conversar, não deixe de entrar em contato e marcar sua consulta!

Leia também:

Inchaço abdominal: quais as possíveis causas?

Você sabe como funciona o seu intestino?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317