O que pode causar uma hérnia?
Postado em: 24/08/2022
A hérnia é um escape parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abriu, por má formação ou enfraquecimento, nas camadas da parede abdominal. Obesidade, gestação e atividade física de alto impacto são fatores de risco para o aparecimento da hérnia.
Existem diferentes tipos de hérnias abdominais, como a umbilical, inguinal (virilha), incisional (no local de uma cicatriz anterior) e epigástrica (acima do umbigo). Elas causam sintomas semelhantes:
- DOR ABDOMINAL: é comum apresentar desconforto no local da hérnia. A intensidade da dor depende do tamanho do defeito herniário, sua localização e possíveis complicações.
- INTENSIFICAÇÃO DA DOR AO PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO: a prática de atividade física intensifica os sintomas da hérnia, que melhoram com o repouso.
- BOLINHA NO LOCAL: é comum ocorrer abaulamento no local da hérnia, uma ‘bolinha’ elevada.
Quando pequenas, as hérnias não costumam apresentar sinais externos, apenas inchaço na área afetada. No entanto, se a abertura no tecido muscular e a protrusão aumentarem, a dor pode ser contínua ou intermitente e sua tendência é agravar-se com atividades que pressionem a parte inferior do abdômen, como tossir, levantar peso ou permanecer em pé por um período prolongado.
Na maior parte das vezes, é indicada a correção deste defeito através de uma cirurgia conhecida como hernioplastia.
Você possui hérnia abdominal? Consulte o Dr. Fabrício Coelho, cirurgião do aparelho digestivo.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho DigestivoGraduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317