Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Nem tudo o que afeta nosso intestino é glúten ou lactose

Postado em: 30/05/2024

Nos últimos anos, em meio à disseminação de informações sobre vida saudável, para muitas pessoas a culpa de boa parte dos problemas de saúde estava ligada ao consumo de leite, derivados de leite e glúten.

Entretanto, especialistas apontam que o glúten e a lactose são apenas dois fatores com potencial inflamatório e alergênico de uma lista de alimentos e substâncias que temos o hábito de consumir. 

Eles podem provocar danos à mucosa intestinal, inflamar, fermentar, colaborar para a disbiose, causar alergia e afetar a intolerância alimentar à lactose ou da doença celíaca, além de outros órgãos como pâncreas e fígado. 

Por isso, caso não seja feita uma investigação minuciosa é possível deixar passar outras patologias que afetam a saúde intestinal. 

Uma delas é a intolerância à frutose, condição em que o corpo não consegue digerir a frutose, tipo de açúcar presente em frutas, alguns vegetais e xaropes. Costuma causar dor abdominal, diarreia, gases, inchaço, cólica e até dores de cabeça.

Na intolerância à histamina, há deficiência da enzima diamina oxidase (DAO) no trato gastrointestinal, resultando em sensibilidade aos níveis de histamina nos alimentos. Seus principais sintomas são urticária, dor de cabeça, corrimento nasal, asma brônquica, inchaço abdominal, diarreia, dor abdominal e taquicardia. Agende uma consulta com Dr. Fabrício Coelho, cirurgião do Aparelho Digestivo, com experiência em Cirurgia Robótica.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

    Ao clicar no botão “enviar”, eu concordo com a Política de privacidade

    INFORMAÇÕES DO AUTOR:

    Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo

    Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
    CRM-SP 104.317