Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Inchaço abdominal: quais as possíveis causas?

Postado em: 28/12/2022

O inchaço abdominal pode ser provocado por diversos motivos. Pode ser relativo apenas a alguns hábitos alimentares ou estar ligado a doenças subjacentes. O abdômen inchar com raridade acontece após algum excesso na alimentação. Mas quando o quadro se torna muito recorrente, é importante procurar ajuda médica.

Pessoas que comem muito rápido, por exemplo, podem ter sensação de estufamento por falta de mastigação, porque a comida chega ao estômago em partes muito grandes. Quem come carboidrato em excesso também pode ter esse sintoma, já que a comida sofre fermentação, o que libera gases no abdômen.

Além disso, quadros como intolerância à lactose ou ao glúten podem favorecer o estufamento se houver exposição a essas substâncias. O médico deve avaliar se é intolerância ou alergia, pois o inchaço é sintoma de ambas as doenças.

O inchaço abdominal na região inferior pode ser provocado por constipação, gases em excesso, apendicite, diverticulite e endometriose, pois essas patologias podem prejudicar a movimentação do intestino. Os tumores também podem estar relacionados ao sintoma, porque provocam a obstrução intestinal.

O Dr. Fabrício Coelho é cirurgião do aparelho digestivo, trabalhando com várias técnicas minimamente invasivas e conta com ampla dedicação à universidade, sendo professor de Gastroenterologia na Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo. Entre em contato e agende a sua consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

    Ao clicar no botão “enviar”, eu concordo com a Política de privacidade

    INFORMAÇÕES DO AUTOR:

    Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo

    Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
    CRM-SP 104.317