Gastrite: o que evitar e o que consumir no dia a dia?
Postado em: 09/01/2023
Uma das reclamações mais usuais no consultório é justamente a gastrite. A doença se caracteriza por uma inflamação na mucosa do estômago, e os principais sintomas são dor, azia e sensação de queimação.
Além dos medicamentos prescritos por um médico, é possível contornar o problema mudando a alimentação e melhorando o estilo de vida.
O recomendado é que o indivíduo se alimente da forma mais natural possível, evitando alimentos irritantes para o estômago e observando também as suas reações individuais a determinados alimentos.
Conheça alguns alimentos que uma pessoa que tem gastrite deve evitar e quais pode incluir no cardápio para ajudar, inclusive, a controlar a doença.
EVITE
Café, chá mate, chocolate, refrigerante, sal em excesso, enlatados, embutidos, bebidas alcoólicas, pimenta-do-reino, leite e derivados, frituras e gorduras em excesso.
PREFIRA
Alimentos ricos em fibras (vegetais);
Arroz, massas sem molhos industrializados;
Legumes e verduras;
Ovos cozidos; carne bovina magra, de frango ou peixe (cozidos, assados ou grelhados);
Sobremesas: gelatinas, pudim sem calda, curau, moderadamente;
Temperos: óleos vegetais, sal, cebola, tomate, cheiro verde;
Chá de ervas;
Geleia, mel, margarina ligth em quantidades moderadas;
Leite e iogurte desnatado e queijo branco.Você tem gastrite? Consulte o Dr. Fabrício Coelho, cirurgião do Aparelho Digestivo, com experiência em Videolaparoscopia e Cirurgia Robótica.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho DigestivoGraduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317