Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Excessos alimentares e os malefícios para o aparelho digestivo

Postado em: 16/01/2023

As mudanças na rotina alimentar com abusos e excessos (de gordura, proteínas ou carboidratos) podem prejudicar o nosso sistema digestivo, e causar dor de estômago, azia, inchaço e queimação.

Algumas manifestações são corriqueiras e decorrentes de situações específicas, como o exagero ocasional na alimentação. Porém, a repetição do quadro de um ou mais sintomas requer acompanhamento médico para determinar possível infecção ou doença crônica. Sinais mais severos como fezes com sangue ou secreções devem ser observados por um especialista.

Excessos alimentares

Entre as doenças do aparelho digestivo estão:

Infecções intestinais: ocorrem quando uma pessoa ingere alimentos estragados, mal higienizados ou contaminados por bactérias, como a Salmonella ou Escherichia Coli.

Faringite: infecção por vírus ou bactérias na faringe e pode causar várias alterações nessa região – garganta seca, dificuldade para engolir e rouquidão.

Gastrite: inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste o estômago.

Apendicite: inflamação do apêndice ocorre quando existe o inchaço do órgão ocasionado por fezes, tumores ou infecções virais. O seu rompimento causa dores extremas e pode levar à morte.

Pancreatite: inflamação do pâncreas.  

Câncer: uma das maiores causas de morte, especialmente entre os homens, o câncer de estômago e câncer de cólon se caracterizam pela formação de tumores que acometem o sistema gastrointestinal.

Faça uma avaliação completa com o Dr. Fabrício Coelho, cirurgião do Aparelho Digestivo, com experiência em Cirurgia Robótica.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317