Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Excesso de Álcool em festas afeta o sistema digestivo: entenda por quê

Postado em: 14/12/2022

O excesso de álcool intoxica o organismo e, mesmo que aconteça poucas vezes, como em festas, pode ser altamente prejudicial para o sistema digestivo. A ingestão exagerada de bebida alcoólica torna a mucosa estomacal muito ácida, o que aumenta as probabilidades de desenvolvimento de gastrite, esofagia, úlcera e queimação.

O fígado também é um órgão muito afetado, pois é ele que realiza a metabolização e excreção de substâncias com toxinas e agressivas para o corpo. Assim, volumes elevados de álcool ingeridos em festas podem aumentar riscos de desenvolvimento de cirrose hepática – patologia que pode se agravar o suficiente para a necessidade de transplante de fígado.

Desse modo, o mais indicado é beber com moderação em festas, certificando-se de respeitar um limite adequado e se alimentar cuidadosamente enquanto bebe. 

O Dr. Fabrício Coelho é cirurgião do aparelho digestivo, trabalha com várias técnicas minimamente invasivas e conta com ampla dedicação à vida profissional e à universidade, pois é professor de Gastroenterologia na Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo. Entre em contato e agende a sua consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

    Ao clicar no botão “enviar”, eu concordo com a Política de privacidade

    INFORMAÇÕES DO AUTOR:

    Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo

    Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
    CRM-SP 104.317