Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Dor Abdominal Intensa pode ser Diverticulite, entenda sobre essa doença

Postado em: 19/12/2022

Você sabia que a Dor Abdominal Intensa pode ser Diverticulite? É importante compreender como os sintomas se manifestam e quais são os outros sinais da doença, para ter suspeitas e buscar um diagnóstico.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre a diverticulite, seus sintomas e tratamentos. Tenha uma boa leitura!

O que é a diverticulite?

A diverticulite é a doença causada pela inflamação ou infecção dos divertículos — pequenas bolsas ou saliências que se formam no trato digestivo. Essas bolsas estão associadas a uma alimentação com poucas fibras, o que torna as fezes mais duras e mais difíceis de se evacuar.

O esforço excessivo causa uma pressão que provoca os divertículos. Além disso, as saliências podem ser formadas devido à perda de elasticidade dos tecidos, o que acontece naturalmente com o envelhecimento do corpo. O sedentarismo, o tabagismo e a obesidade também estão entre as condições que favorecem essa formação.

A dor abdominal intensa pode ser diverticulite?

A “DOR ABDOMINAL INTENSA PODE SER DIVERTICULITE”, geralmente acometendo o lado esquerdo do corpo quando se trata dessa doença. Outros sintomas podem incluir:

  • febre; 
  • vômito;
  • calafrios; 
  • inchaço abdominal
  • gases; 
  • falta de apetite;
  • alimentação insuficiente;
  • sangue nas fezes.

O diagnóstico da doença é feito a partir da tomografia computadorizada e da colonoscopia. É muito importante procurar um médico especialista para confirmar que a dor abdominal pode ser diverticulite, pois o sintoma pode estar associados a outros problemas e é preciso determinar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Como funciona o tratamento da diverticulite?

O tratamento da diverticulite depende da intensidade com que a doença se manifesta, podendo envolver desde mudanças na alimentação, até a realização de uma cirurgia. Quando falamos de mudanças alimentares, é importante valorizar a ingestão de fibras e líquido para favorecer o funcionamento intestinal.

Alimentos como o alface e a laranja passam a ser parte importante da rotina. Também podem ser utilizados medicamentos como os antibióticos, para ajudar no controle dos sintomas.

No caso da cirurgia, existem duas opções:

  • a ressecção do intestino com reconstrução imediata;
  • a ressecção do intestino com a colocação temporária de uma bolsa de colostomia.

A melhor opção é definida pelo médico, de acordo com os sintomas do paciente e o quanto o seu trato digestivo já foi prejudicado. A operação pode ser feita de forma tradicional, a partir da videolaparoscopia ou da cirurgia robótica.

Essas duas últimas técnicas são as mais inovadoras e as mais vantajosas para o paciente, por serem minimamente invasivas e trazerem menos efeitos colaterais.

Agora você já sabe que a dor abdominal intensa pode ser diverticulite, mas é importante procurar um especialista para fazer seu diagnóstico. Com o tratamento adequado, os sintomas da doença são controlados e a qualidade de vida do paciente é restaurada.

Espero que o conteúdo de hoje tenha te ajudado. Se você se identificou com os sintomas da diverticulite, não deixe de entrar em contato e marcar uma consulta! Estou à disposição para o que precisar! 

Leia também:

Você sabe como funciona o seu intestino?

O que é e o que faz um gastroenterologista?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317