Saiba Como Fazer o Diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável
Postado em: 07/11/2022
Se você anda sentindo dores abdominais ou percebendo alterações constantes no funcionamento do seu trato digestivo, é fundamental procurar a ajuda de um profissional. Para te ajudar a compreender melhor os seus sintomas, porém, hoje vamos mostrar Como Fazer o Diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável.
Continue a sua leitura e saiba mais sobre essa doença. Vamos lá?
O que é a síndrome do intestino irritável?
A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica muito comum do trato digestivo, que provoca a distenção abdominal e uma série de outros sintomas. Ainda não se tem confirmação das causas desse problema, mas existem algumas questões que podem favorecê-lo:
- contrações musculares fracas ou prolongadas durante a passagem dos alimentos pelo trato digestivo;
- inflamação no intestino;
- intolerância ou alergia a algum componente alimentar;
- condições emocionais, como estresse ou ansiedade excessivos;
- maus hábitos alimentares;
- histórico familiar;
- questões hormonais.
Como fazer o diagnóstico da síndrome do intestino irritável?
Para “FAZER O DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL”, é necessário identificar seus sintomas. Os principais sinais desse distúrbio são:
- dores e pontadas abdominais, que podem aliviar depois de uma ida ao banheiro;
- excesso de gases;
- alternações frequentes entre diarreia e constipação, demonstrando uma instabilidade no funcionamento do aparelho intestinal.
Para ter certeza de que se trata desse problema, é necessário se consultar com um Gastroenterologista. O médico avaliará os seus sintomas, o seu histórico clínico e familiar, além de solicitar alguns exames para descartar outras hipóteses. O paciente deve realizar, por exemplo, uma colonoscopia e uma bateria de exames de sangue, que mostram outros detalhes da sua saúde atual.
Qual é o tratamento para a síndrome do intestino irritável?
Agora que você já sabe como fazer o diagnóstico da síndrome do intestino irritável, deve estar se perguntando como funciona o seu tratamento, certo? Bom, é importante começar explicando que não existe uma cura para esse problema, já que se trata de uma condição crônica.
Existem, porém, alternativas para controlar seus sintomas e trazer mais qualidade de vida para o paciente. É fundamental manter o acompanhamento com um bom profissional, para que ele possa indicar e ajustar medicações de acordo com as suas necessidades. Para além disso, o Gastroenterologista recomenda cuidados no seu dia a dia para evitar e lidar melhor com os momentos de crise. Confira algumas das medidas de mais destaque!
Mude seus hábitos alimentares
Para facilitar a digestão e evitar sintomas fortes, é muito importante se adaptar a um cardápio mais leve e balanceado. Evite alimentos com cafeína — como cafés e refrigerantes —,bebidas alcóolicas e produtos industrializados.
Cuide da sua saúde mental
Procure levar um estilo de vida mais leve, cuidando da sua saúde mental para reduzir o estresse e a ansiedade. Faça psicoterapia, busque equilíbrio entre descanço e trabalho e realize atividades prazerosas, dedicando mais tempo aos seus hobbies e às pessoas que você ama.
Assim, o tratamento, na verdade, deve ser multidisciplinar. Faz toda a diferença manter um acompanhamento com um nutrólogo e com um psicólogo, por exemplo, para transformar seus hábitos e cuidar das emoções da forma mais adequada.
Saber fazer o diagnóstico da síndrome do intestino irritável é apenas o começo dos seus cuidados! Existem muitas maneiras de melhorar sua qualidade de vida e tornar os sintomas mais suportáveis. Assim, não deixe de pedir ajuda para um bom profissional.
Esperamos que tenha gostado de descobrir como fazer o diagnóstico da síndrome do intestino irritável! Se você se identifica com alguns desses sinais, agende uma consulta com o Dr. Fabrício Coelho e venha conversar! Estamos à disposição para tirar suas dúvidas.
Leia também:
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho DigestivoGraduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317