Horario de Atendimento:
SEG À SEX 8h às 20h

Bariátrica: saiba tudo sobre cirurgia para tratamento da obesidade

Postado em: 13/07/2022

A Bariátrica é uma cirurgia do aparelho digestivo que contribui para a perda de peso e o tratamento da obesidade. Seu objetivo é alterar a quantidade de calorias que o estômago pode processar ou a quantidade de alimentos que ele consegue suportar, a partir de intervenções que o diminuem ou o “prendem” para limitá-lo. Continue sua leitura e saiba mais sobre o procedimento!

bariatrica-saiba-tudo-sobre-cirurgia-para-tratamento-da-obesidade

Quando a Cirurgia Bariátrica é indicada?

Nos casos de obesidade a Bariátrica é recomendada quando o paciente já passou por outros tipos de tratamento, mas não obteve resultados satisfatórios. Ela costuma ser indicada após dois anos de tentativas com outras intervenções, ou quando um caso apresenta circunstâncias agravadas que colocam o paciente em risco.

Para além dessas situações, podem haver variações conforme as particularidades de cada caso. A cirurgia contribui para os quadros de hipertensão, diabetes e colesterol alto, entre outras doenças, sendo realizada em indivíduos de até 65 anos.

Para se certificar de que um paciente está em condições de passar pela operação, o médico conta com uma equipe multidisciplinar. A Bariátrica é um procedimento que exige grandes adaptações e que traz várias mudanças para a vida de um indivíduo, sendo importante submetê-lo a uma análise psicológica, cardiológica e nutricional para o seu próprio bem-estar.

Quais são os tipos de Cirurgia Bariátrica?

Existem várias modalidades desse procedimento, de modo que cabe ao cirurgião identificar a melhor alternativa para o paciente. Atualmente as técnicas podem ser efetuadas a partir da laparoscopia – uma prática minimamente invasiva que traz mais conforto, segurança e agilidade.

O profissional realiza pequenas incisões e acompanha o procedimento por meio de um monitor, com uma câmera que é inserida junto aos demais instrumentos na região abdominal. As variações estão, portanto, no tipo de intervenção que é realizado a partir desse procedimento. Conheça as principais modalidades de Cirurgia Bariátrica!

Banda gástrica

Uma banda é colocada ao redor do estômago – no formato de um anel – para reduzir o seu tamanho e limitar a quantidade de comida tolerada. Trata-se de uma operação menos invasiva em relação às demais.

Bypass gástrico

Consiste na retirada de uma grande porção do estômago, exigindo a reconexão do intestino com a parte que restará. É um procedimento mais invasivo e que implica em um maior período de recuperação.

Gastrectomia vertical

Trata-se da remoção de uma pequena parte estomacal sem prejudicar a conexão original com o intestino.

Derivação biliopancreática

Consiste na retirada de uma porção estomacal e da maior parte do intestino delgado. A ideia é reduzir o local onde os nutrientes são absorvidos, limitando a quantidade de calorias no organismo.

Como funciona a recuperação da Cirurgia Bariátrica?

A recuperação varia de acordo com a cirurgia realizada e as características do paciente. De uma forma geral, porém, é necessário aderir a uma dieta com as seguintes características:

dieta líquida por aproximadamente 15 dias após a operação, com cerca de 6 a 8 pequenas refeições diárias;

  • dieta pastosa depois das duas primeiras semanas, com alimentos na forma de cremes, purês e mingau; 
  • dieta com alimentos sólidos após 30 ou 45 dias, ainda mantendo refeições pequenas com cerca de 6 porções diárias.

Pode ser recomendável evitar ingredientes como café, pimenta, doces, refrigerantes e produtos industrializados. A Cirurgia Bariátrica implica em mudanças para a vida toda, exigindo hábitos mais saudáveis para manter seus resultados.

Espero que tenha gostado de saber mais sobre a Bariátrica para o tratamento da obesidade. Entre em contato para agendar uma consulta se desejar uma avaliação!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317