Doenças Hepáticas
Nosso fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Sozinho, ele exerce mais de 200 funções! Além disso, é responsável por manter o corpo humano livre de toxinas e células que se tornaram inúteis.
Assim, em pessoas que não têm um estilo de vida saudável, ele sofre bastante e, como consequência, acaba desenvolvendo uma série de doenças, que geralmente, são silenciosas. Dessa forma, é de extrema importância a realização de exames de rotina.
Para compreendermos melhor sobre as doenças hepáticas, precisamos recorrer às principais funções do fígado. Entre elas, temos:
- Desintoxicação: ele transforma hormônios e drogas em substâncias não ativas, ou seja, em substâncias que não devem ser aproveitadas pelo organismo. Dessa forma, elas são excretadas, evitando intoxicações.
- Filtragem de microorganismos: atua na defesa imunológica do organismo.
- Secretar a bile: fluido que atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas.
- Armazenar glicose: fundamental para o funcionamento de outros órgãos.
- Produzir proteínas: produção de proteínas ligadas ao processo de coagulação do sangue.
A maioria dos problemas do fígado apresenta sintomas similares, mesmo com origens diferentes. Todas essas doenças comprometem as mesmas funções do órgão.
Quais são as doenças hepáticas?
Antes de mais nada, existem vários tipos de doenças hepáticas, com sintomas muito parecidos. O que as diferencia é a gravidade e a velocidade que destroem o órgão.
Entre as principais doenças, temos:
- Cirrose hepática: caracteriza-se pela substituição do fígado por fibrose. Causada, geralmente, pelo alcoolismo e avanço de outras doenças hepáticas, como hepatite B, C e esteatose;
- Metástases hepáticas: pode se originar no fígado ou ser resultado de uma metástase de um câncer que teve início em outro órgão. Seus principais fatores de risco são hepatite crônica B ou C e cirrose hepática.
Como evitar as doenças hepáticas?
A prevenção envolve algumas condutas simples, como:
- Hábitos de vida saudáveis;
- Vacinação em dia;
- Higienização dos alimentos;
- Utilização de preservativos.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a equipe do Dr. Fabricio Coelho!