Você sabe como funciona o seu intestino?
Postado em: 16/11/2022
Manter o intestino funcionando de forma regular é essencial para a nossa saúde. O órgão, que possui formato de tubo e pode chegar até 9 metros de comprimento, cumpre o papel fundamental na digestão de alimentos, absorção de nutrientes e na eliminação de toxinas. É dividido em delgado, que liga o estômago a outra parte que é o intestino grosso, que absorve mais de 60% da água ingerida pelo corpo.
Muitos estudos mostram a íntima relação entre intestino e cérebro. Isso porque o órgão está envolvido em diversos processos do organismo, como produção de hormônios e neurotransmissores para o equilíbrio emocional e físico.
O intestino também possui neurônios que geram neurotransmissores capazes de controlar a saciedade. Produzem ainda cerca de 90% de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.
Diante de tantos processos do corpo, o intestino precisa manter uma composição equilibrada nas diversas classes de bactérias que fazem parte da microbiota intestinal, que abriga microrganismos que produzem pequenas moléculas essenciais para a saúde. Entretanto, existem outras bactérias associadas às doenças. Um desequilíbrio no seu funcionamento pode causar intolerância alimentar, diarreia, distúrbios de comportamento, constipação e até mesmo câncer colorretal.
Saiba como manter o intestino saudável:
- Beba bastante água;
- Durma cerca de oito horas por dia;
- Mastigue bem os alimentos;
- Tenha uma alimentação equilibrada, com fibras e probióticos;
- Reduza o estresse;
- Pratique exercícios físicos.
A prevenção é sempre o melhor tratamento. Faça uma consulta com o Dr. Fabrício Coelho, cirurgião do Aparelho Digestivo, com experiência em videolaparoscopia e cirurgia robótica.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho DigestivoGraduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317