Médico Especialista do Aparelho Digestivo explica as causas da gastrite e como evitar a doença
Postado em: 14/11/2022
A gastrite é uma questão muito comum, que pode provocar sintomas intensos e prejudicar a qualidade de vida dos indivíduos. Para te ajudar a entender esse problema e lidar melhor com ele, hoje vamos demonstrar como um Médico
Especialista do Aparelho Digestivo explica as causas e os tratamentos de tal condição.
Continue a leitura se você sofre de gastrite ou se tem alguma dúvida sobre esse assunto! Vamos lá?
O que é a gastrite?
A gastrite é uma inflamação na mucosa que reveste o interior do estômago, podendo ser aguda — que aparece e desaparece de repente — ou crônica — condição permanente que evolui gradativamente. Os seus sintomas podem ser leves ou intensos, causando vários níveis de desconforto nos afetados. A seguir, listamos os seus principais sinais:
- azia;
- dor abdominal;
- queimação;
- náuseas;
- vômito;
- sangue nas fezes ou no vômito;
- perda de apetite;
- sensação de estar satisfeito, mesmo sem ter se alimentado.
Esses sintomas podem se agravar, por exemplo, quando o indivíduo se deita logo depois de uma refeição.
Como um médico especialista do aparelho digestivo explica as causas da gastrite?
O “MÉDICO ESPECIALISTA DO APARELHO DIGESTIVO” é o profissional qque cuida da gastrite, das úlceras e dos vários outros problemas que podem afetar o estômago, sendo fundamental se consultar com esse profissional caso você se identifique com alguns dos sintomas citados. Para ampliar seu entendimento dessa doença, porém, listamos a seguir algumas das suas causas. São elas:
- uso excessivo de anti-inflamatórios;
- reações imunológicas anormais (gastrite autoimune);
- tabagismo.
Para além disso, existem questões que não são causas diretas, mas que deixam o organismo mais sensível à gastrite. São elas:
- questões emocionais (como estresse e nervosismo) — que contribuem para a produção de ácidos estomacais e, assim, intensificam a gastrite;
- contaminação com a bactéria H pylori, que aparece em muitos quadros de pacientes com gastrite.
Como é feito o diagnóstico da gastrite?
A gastrite é diagnosticada quando o médico especialista do aparelho digestivo realiza uma anamnese com o paciente, analisando os seus sintomas, seu histórico familiar, suas condições de saúde atuais e seus hábitos alimentares. Ele também solicita exames como a endoscopia e a biópsia (na qual é retirada uma amostra da mucosa estomacal), para confirmar suas hipóteses.
Como funciona o tratamento da gastrite?
Com a hipótese diagnóstica confirmada, o médico especialista do aparelho digestivo determina o melhor tratamento para o paciente. As intervenções dependem da causa da gastrite, sendo fundamental se consultar com um profissional para lidar com o problema.
De uma forma geral, porém, os cuidados mais importantes incluem:
Cuidados com a alimentação
Evite alimentos ácidos ou com muita gordura, além de álcool e cafeína. Opte por uma dieta mais leve, com um cardápio balanceado. Além disso, é recomendável optar por refeições pequenas e mais frequentes ao longo do dia, ao invés de três refeições maiores.
Cuidados com medicação
Utilize os medicamentos indicados pelo profissional; com a dosagem e a frequência adequadas. Evite o uso excessivo de anti-inflamatórios, pois eles podem agravar os sintomas.
Cuidados com a saúde mental
Por fim, é importante encontrar formas de reduzir os níveis de estresse, nervosismo e ansiedade. Nosso corpo e nossa mente estão sempre interligados, então busque cuidar das emoções, descansar e fazer atividades prazerosas!
O tratamento da gastrite, portanto, na verdade é multidisciplinar. Um nutrólogo, um nutricionista e um psicólogo são outros profissionais que podem atuar junto com o médico especialista do aparelho digestivo.
Agora você conhece as causas da gastrite e as formas de intervenção! Para se consultar com um médico especialista do aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Fabrício!
Leia também:
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho DigestivoGraduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317