Como saber se tenho alguma intolerância alimentar?
Postado em: 07/09/2022
A intolerância alimentar é uma resposta do corpo à ingestão de determinados alimentos, em função de uma dificuldade no processo digestivo. É quando o organismo tem incapacidade ou dificuldade em absorver nutrientes, o que resulta em desconforto, com vários sintomas associados. Quando o alimento não é digerido corretamente, parte dele continua no sistema digestivo gerando a saturação da substância e pode causar diarreia, dor de estômago, cólica, refluxo gástrico, inchaço abdominal, vômito, gases e constipação e, em alguns casos, enxaqueca, ansiedade e depressão.
É importante saber diferenciar o que é intolerância alimentar e o que é alergia. Apesar de apresentarem sintomas semelhantes, a intolerância alimentar caracteriza-se pela dificuldade na digestão e pode ocorrer em qualquer organismo.
Já a alergia alimentar é uma resposta imunológica que ocorre após a ingestão de algum componente num alimento, bebida ou aditivo alimentar. É uma condição mais rara que apresenta caráter hereditário entre seus desencadeadores.
Os principais tipos de intolerância alimentar são: à lactose, ao glúten, à frutose, à sacarose, ao milho e à levedura.
Como o corpo está em constante mudança, é possível desenvolver sensibilidade a alguns alimentos durante a vida, por isso a necessidade de investigar o problema.
Ao identificar sintomas de intolerância alimentar, agende sua consulta com o Dr. Fabrício Coelho, cirurgião aparelho digestivo.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabricio Coelho Especialista em Cirurgia do Aparelho DigestivoGraduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição, sendo especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB), Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
CRM-SP 104.317