Tumores das vias biliares
Geralmente, os tumores das vias biliares só têm seu diagnóstico em estágio avançado. Trata-se de um câncer muito raro, resultado do crescimento de um tumor nos canais que conduzem a bile do fígado para a vesícula biliar. A bile é um líquido importante na digestão, pois ajuda a dissolver as gorduras ingeridas nas refeições.
Quais são as causas dos tumores das vias biliares?
Existem muitas situações que podem levar ao tumor das vias biliares. Entre os mais comuns estão a vesícula biliar, o tabagismo, a obesidade, exposição a substâncias tóxicas e infecção por parasitas.
É um câncer comum entre os 60 e 70 anos, e pode ter sua localização fora ou dentro do fígado, na vesícula ou na ampola Vater (estrutura que resulta da união do ducto pancreático com o ducto biliar).
Como todo tumor, se diagnosticado em fases iniciais, existem grandes chances de cura. Vale salientar: o tumor de vias biliares costuma ter evolução muito rápida e pode levar à morte em pouco tempo.
Quais são os sintomas dos tumores das vias biliares?
Em suma, o principal sintoma dos tumores das vias biliares é a icterícia (coloração amarelada que surge na pele e nas mucosas). Posteriormente, ocorre a obstrução do fluxo da bile, gerando o acúmulo de bilirrubina no corpo.
Além disso, os sinais e sintomas mais frequentes são:
- Perda repentina de peso;
- Fezes esbranquiçadas;
- Náuseas e vômitos constantes;
- Dor abdominal;
- Colúria;
- Coceira pelo corpo.
Quais são os tratamentos do câncer das vias biliares?
Assim como a maioria dos tumores, o tratamento mais efetivo para o tumor das vias biliares é a cirurgia para remover o tumor, impedindo assim seu espalhamento para outros órgãos. Em alguns casos específicos, é necessário remover os vasos sanguíneos próximos da via biliar afetada.
A radioterapia não tem efeitos na cura do tumor das vias biliares. Ela é usada para alívio dos sintomas.
Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com o Dr. Fabrício Coelho!