Cirurgia do Aparelho Digestivo
O sistema digestivo é responsável pela passagem dos alimentos e pela absorção dos nutrientes pelo organismo. Dessa forma, o alimento entra pela cavidade bucal, e passa pelos demais órgãos desse sistema, completando um caminho, até ser eliminado
Neste processo, são aproveitadas vitaminas, nutrientes e água. Os restos são eliminados pelo ânus.
Este sistema não está livre de enfermidades ou problemas.
Do que se trata a cirurgia do aparelho digestivo?
A cirurgia do aparelho digestivo é a especialidade médica responsável por tratar justamente estes problemas. Isto inclui órgãos como esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, toda extensão do intestino, além do cólon, reto e ânus.
Ela realiza procedimentos cirúrgicos, como por exemplo a retirada da vesícula ou tumores malignos.
Como são realizadas as cirurgias do aparelho digestivo?
Atualmente, a cirurgia do aparelho digestivo pode ser realizada de duas formas: Laparotomia (cirurgia convencional, com cortes no abdômen do paciente e manuseio de visão direta), ou laparoscopia ( cirurgia minimamente invasiva, através de pequenos cortes, com visualização por camera e manuseio por pinças robóticas).
Esta última traz uma série de vantagens, por proporcionar recuperação mais rápida, menor tempo de internação e recuperação do indivíduo.
Quais são as principais cirurgias do aparelho digestivo?
Dentre as intervenções cirúrgicas mais comuns desta especialidade destacam-se a gastrectomia, ostomia, hernioplastia, apendicectomia e hemorroidectomia. Vamos entender um pouco sobre cada uma.
Gastrectomia: consiste na retirada total ou parcial do estômago. Realiza-se em pacientes com tumores benignos no estômago, com úlceras em estágio avançado e pessoas que correm risco de morte por causa da obesidade.
Ostomia: criação de um canal para eliminar fezes do organismo. Em alguns casos, ocorre a obstrução para excreção das fezes. Assim, é preciso criar um mecanismo externo de expulsão dos dejetos.
Hemorroidectomia: usada para o tratamento da hemorroida. A cirurgia é a última opção, geralmente quando o tratamento clínico não surte efeito.
Hernioplastia : as hérnias abdominais aparecem por motivos congênitos ou são adquiridas. Esta cirurgia restitui a estrutura anatômica abdominal.
Apendicectomia: localizado na região inferior direita do abdômen, o apêndice é uma pequena bolsa de tecido intestinal. Quando ela se inflama, é necessário fazer sua remoção através de cirurgia.
Existem ainda outros tipos de cirurgia do aparelho digestivo.
Vale ressaltar que alguns problemas deste sistema podem ser tratados apenas com tratamento clínico, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
Você tem dúvidas sobre a cirurgia do aparelho digestivo? Entre em contato com o Dr. Fabrício Coelho!